sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Roqueiro é quem faz rock. Quem faz cover é Coveiro!?!?!?!?!?



Comentário bastante infeliz, certamente alguém querendo galgar espaço a golpes de facão, roqueiro é quem gosta e curte um bom rock e não somente quem toca  ou muito menos somente quem faz musica autoral.

Todo músico inicia aprendendo músicas de outros e muitas bandas usam o espaço de bares e casas noturnas destinadas a cover pra divulgar seus trabalhos, isso é bastante comum no meio artístico.

Há sim inúmeras bandas com trabalhos autorais de qualidade merecedores de todos os elogios possíveis e centenas outras fazendo música de gosto duvidoso também.

O que vejo é lastimável. Ao invés de unir-se pra um objetivo comum que é tocar, criando público para um gênero que hoje é praticamente underground, se faz ao contrario com uma critica coma essa, com o intuito de dividir e não somar.

Eu gosto muito de procurar bandas novas com músicas diferentes, mas também gosto de sair escutar cover. No final do ano passado fui ao bar-restaurante escutei uma musica que fez parte da minha adolescência salvo-engano do primeiro disco do Skank. Gostei peguei o nome da banda e escutei as musicas do grupo da internet, minha companheira não gosta de lugares que só tem músicas autorais, ela argumenta que não consegue ter um envolvimento neste ambiente.

Quando uma casa se propõe a só receber músicas autorais ela cria muitas restrições para sí. Os artistas, por que a maioria dos músicos tem suas musicas próprias para carregar um show completo que seja envolvente. O público, que pode não se sentir acolhido por ser tudo uma novidade para ele e ser difícil ele achar um ponto de identificação.

Ironicamente a única maneira que eu vejo uma banda conseguir a empatia do público tocando suas músicas autorais pela primeira vez é que o ritmo e harmonia já soarem familiar. Isto é muito comum em metal, samba, forró... mas ai você caí na armadilha de simplesmente repetir uma fórmula com pequenas modificações (Não seria um isso um tipo de cover?).

Pense nisso: Não Dividir para conquistar e Sim Unir e desbravar.

2 comentários:

  1. Um passo para entender e resolver o problema é aceitar que o problema começa em nós. Antes de apontar que o problema é o público, é a mídia, é o empresario, são as casas de show, é quem SÓ faz cover é a cidade.... Nós temos que assumir a responsabilidade e começar a resolver o problema que começa em nós mesmos.

    ResponderExcluir
  2. Ainda sim prefiro ser adepto de shows autorais do que de eventos covers. Por mais que eu saiba que tem inúmeros artistas autorais que utilizam das duas vertentes para ter reconhecimento, prefiro dar este mesmo reconhecimento pelo seu trabalho do que por continuar tocando o mais do mesmo!!

    ResponderExcluir