terça-feira, 23 de outubro de 2012

Mais Reflexões sobre o IV Famu



Ao fazer meus posts a cerca do FAMU, recebi muitas criticas de pessoas que acharam incorretas minhas colocações. Houve os que as fizeram abertas e muitas, ressalvo muitas, em diálogos fechados dizendo concordam 100%, infelizmente não se manifestaram publicamente com medo de sofrerem ataques ou boicotes. Peguei pesados talvez com algumas pessoas, mais estavam ali justamente para serem avaliados como músicos defendendo uma música. Não estava condenando ninguém a uma vida inteira de sofrimento por uma má apresentação ou algum deslize, isso acontece. Não estava julgando a dificuldade que cada um passou para estar ali, muito menos merecimento por quem ela é, faz, ou fez, e sim por aquele momento específico. Critiquei todos os participantes sim. Não achei que seria honesto falar apenas de alguns, tenho a certeza que são músicos com qualidade e capazes de melhorar, e que também existem muitos músicos bons em Anápolis que ficaram de fora, ou por não passarem na seleção ou por não se inscreverem. A propósito, não me escrevi neste festival e não acredito que o melhor da cidade foi aquilo que vimos. E nem poderia, pois vimos apenas uma música com pouco mais três minutos duração.

Durante o processo de discussão que ocorreu após a publicação dos post, me chamou muito a atenção sobre a recorrência sobre o assunto da existência de uma “panelinha”. E sobre isto, acho que devo comentar algo:

O festival foi organizado pela Secretária de Cultura, Anashopping, e Coletivo Pequi. Ótimo! Espero que eles possam tomar frente nos próximos sem problemas. O que me chama atenção foi na fase de seleção, e quem estava no Anashopping na quarta-feira, dia da audição, viu como estavam sendo avaliadas as músicas inscritas através de gravação: era colocada a musica e os jurados escutavam somente alguns segundo. Ora, uma música é uma obra com começo, meio e fim, que para ter sentido deve ser apreciada em sua totalidade e que merece respeito. Escutando trinta segundos de uma musica de mais de três minutos, dificilmente conseguiria realmente selecionar as que tivessem melhor qualidade.

Outra questão era a imparcialidade. Um dos jurados dessa fase de seleção foi Leo Carneiro, que é o representante do Coletivo Pequi (http://coletivopequi.wordpress.com/), também dono Centro Cultural Joana Dark, onde bandas dos coletivos se apresentam, juntamente com algumas da cidade.

Além de ter ligação profissional com essas bandas, tem amizade com vários membros delas, e isso é constatado facilmente. E vi que as bandas que fazem parte deste círculo de amigos foram selecionadas entre as vinte. Na fase de apresentação do dia 20, a esposa do Leo Carneiro compôs a mesa de jurados e tem as mesmas ligações, e essas mesmas passaram para a final.

Não estou acusando que houve qualquer tipo de privilégio ou manipulação, apenas acho que existe um conflito de interesses nesta história que abre uma janela onde se pode questionar a imparcialidade dos envolvidos.

P.S.: Entrei em contato com o Leo Carneiro por facebook e email para ouvir o seu lado, no entanto, apesar de ter concordado em me atender, chegou o horário limite (18 horas) e ele não havia respondido. Se ele quiser se pronunciar, será prontamente atendido.

6 comentários:

  1. Cara, uma coisa é certa e ninguém pode negar. Existe sim uma "panelinha" entre integrantes de bandas e o pessoal que promove festivais e eventos diretamente relacionados a música. E querendo ou não a "amizade" acaba pesando mais na hora de fazer as escolhas, e quem tem a coragem de contestar, é taxado de "encrenqueiro". E claro, quem faz parte da "panelinha" sempre vai tentar fazer de tudo para convencer a todos de que isso é mentira. Mas não é! Lamentável

    ResponderExcluir
  2. HAHAHA, olha, tenho que te dar os parabéns.

    Você só falou verdades neste blog, independente do fato de ser anônimo ou não. Todo mundo tá cansado de saber dessa "panelinha". E muito me admira os envolvidos ficarem dando piti no facebook e tentando organizar 'debates' onde só irão participar os amigos dos mesmos (por amigos entenda 'pessoas que precisam do apoio deles'). Ou seja, nunca será um debate justo. Será apenas uma chance pra intimidar o(s) dono(s) do blog.

    Acho que você não caluniou ninguém e falou apenas a sua opinião. Vivemos em um país livre e o direito à liberdade de expressão está na Constituição. Como você não usou do anonimato pra cometer crimes ou falsos testemunhos, nada de errado e covarde nisso.

    Lamentável ver os chiliques de pessoas "tão maduras". Se você trabalha como pessoa pública, está sujeito a criticismos. Se não sabe lidar com isso, acho que está no lugar errado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. REbatemos tudo publicamente, como pessoas publicas que somos sem ficar no anonimato!! De as caras tb!!! Fica mais limpo o jogo!!!
      e vou mostrar o que a constituição federal diz a respeito da liberdade de expressão:

      Constituição da República Federativa do Brasil - Título II, Cap. I, art 5, incisos IV e V:


      IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;


      V - é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem.

      Excluir
  3. Meu caro(a), não mande e-mail, vá pessoalmente, dê sua cara à tapa! Quer mudar alguma coisa? Se mostre! Procure conhecer antes de falar! Criticar pelas costas é um ato de covardia! Ficar na oposição, escondido, tentando derrubar quem está na luta há anos não adianta nada, não faz sentido, só vai gerar mais frustração pra você mesmo(a)! A Nowhah propôs um debate e você nem se manifestou! Que crítico é esse que só quer falar, mas quando é pra ouvir nem mesmo aparece? Vamos debater!!! Mude seus conceitos, abra sua cabeça e deixe o ressentimento de lado! Muita gente, depois de tanta polêmica, resolveu aparecer e isso é ótimo porque se finalmente todo mundo deixar o ego de lado e se propor a fazer algo pela arte, há de ser positivo, ou seja, se nos juntarmos, a cena musical anapolina, no caso, há de mudar pra melhor, beneficiando a todos! Vamos evoluir, essa mentalidade tipicamente anapolina já está mais que ultrapassada! Não vivemos a era da ditadura mais, você não sofrerá represálias e nem será torturado(a), então, que medo é esse??? Ou seria covardia mesmo?? E digo tudo isso porque eu mesma fui fazer a minha crítica, mas não me escondi, falei diretamente para o Fernando Cozac tudo que eu pensava e que ME incomodou no Festival! E pode acreditar, antes de você fazer essas acusações aí, eu concordei em muitos pontos com você sobre o FAMU, inclusive foram alguns desses pontos que fui discutir com o Fernando. O resultado é que tivemos uma discussão saudável e civilizada! Hora nenhuma ele me xingou, brigou ou mesmo me agrediu por causa da minha opinião. Somos adultos e queremos as mesmas coisas! Sempre haverão erros e acertos, portanto, se disponha a fazer parte disso diretamente, pela arte! Quer ser respeitado? Se dê ao respeito!!! =)

    ResponderExcluir
  4. o blog tá certo!!! É TUDO verdade!!! panelinha escancarada, lixo comendo solto p dentro dos ouvidos!!

    ResponderExcluir
  5. Cara, Faça um favor pra todos nós! Dê as caras e vamos resolver isso de cara limpa. Eu não acompanhei o IV FAMU por falta de tempo, mas queria muito ter acompanhado e visto com meus próprios olhos e dar tbm minha opinião, e dessa vez como não vi, não posso dizer nada. Mas tbm não escondo de ninguém que acredito na "panelinha".

    ResponderExcluir