quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Sugestões para o V FAMU


Toda crítica deve proporcionar uma analise mais abrangente sobre algo, ajudando o leitor a aumentar seu nível de exigência.
Podemos até classificar que a IV edição do Famu como um sucesso (e de certo modo foi sim), mas temos que pensar quais pontos deram certos, quais não deram e quais podem melhorar. Vamos lá.

Classificação e Final
Quem vai os dois dias de festival percebe que existe algo desproporcional. Enquanto no primeiro dia existe um inchaço de apresentações (vinte), na final poucas músicas (dez) parece que o evento acaba rápido. Uma das coisas mais legais do Famu é o encontro de ritmos e músicos que dificilmente dividiram o palco em outra ocasião. Esta interação é muito bem vinda, faz com que os músicos vejam de perto o trabalho de outros e cresçam como artistas, respeitando a diversidade e o trabalho dos outros. Para isso acontecer é necessário que haja mais espaço para o maior número de músicas concorrer. Minha ideia é que invés de dois, o festival seja estendido para três dias. Dois classificatórios com 15 músicas classificando 7 (ou 8) em cada dia e a final com 14 ( ou 16) músicas. Com isso você abre mais espaço para os músicos e equilibra as apresentações.

Local
O primeiro dia do festival infelizmente foi marcado pela chuva. Este pode ter sido um dos motivos para a regulagem do som ter sido tão complicada neste dia além de ter espantado o público. O Famu já foi realizado no Teatro Municipal, não sei o motivo para ter saído de lá, mas acho que este teatro é a casa da arte anapolina e deveria continuar lá. Um local onde tem um bom camarim para os músicos, a plateia fica confortável, som e iluminação são regulados em um ambiente controlado tendo a certeza que não sofrerá com chuva ou vento.

Seleção
Não quero entrar no mérito da seleção da música este ano, mas acho ele pode ser aprimorado. A comissão avaliadora deve ser composta por um grupo maior e já se deve avaliar nesta etapa os principais quesitos que serão avaliados no dia da apresentação (ritmo, letra e harmonia). Ideal que a comissão seja dividida em três subcomissões. Cada subcomissão classifica as músicas em grupos de 5 de acordo com as quais achar melhor. Ex.: Grupo 1 (do 1° ao 5°), Grupo 2 (do 6° ao 10°), Grupo 3 (do 11° ao 15°) ... Ao final se dá uma pontuação para cada grupo (Grupo 1 – 10 pontos, Grupo 2 - 9 pontos, Grupo 3 – 8 pontos...). Soma-se os pontos que cada música recebeu e se estabelece o rank. Os primeiros colocados são classificados, em caso de empate nas últimas posições, toda comissão reunida seleciona qual música deve ser classificada.
A comissão deve ser formada por três grupos: Membros da secretaria de cultura e comissão organizadora, músicos reconhecidos e profissionais especializados (produtores, promotores de eventos, locutores de rádio...). Os membros das subcomissões podem ser sorteados, garantindo assim que haja uma interação entre eles.

Jurados
A única maneira de garantir que o jure tenha um papel profissional é não tratá-lo como amador. É de suma importância que o corpo de jurado tenha conhecimento técnico para avaliar os concorrentes e o mínimo que a organização pode fazer é pagar cachê a esses profissionais. Se o músico/produtor está julgando um festival, logicamente ele poderia estar trabalhando em outro local naquele exato momento, nada mais justo então ele receber por isso. Cria um laço de compromisso entre jure e festival.
Para garantir a integridade do jure, é necessário que o seja publicado quem serão os jurados com um tempo necessário para que algum dos concorrentes possa impetrar recurso pedindo o impedimento de algum jurado caso sinta que este possa ser tendencioso a outro concorrente. Cabendo a coordenação do festival decidir sobre o impedimento em tempo hábil.
É saudável que em cada dia de festival sejam jurados diferentes, sendo decido por sorteio qual o dia de cada jurado.

Avaliação e Premiação
Geralmente em festivais os quisitos avaliados são Letra, Harmonia, Ritmo e Interpretação. A partir das somatórias das notas se estipula qual foi a apresentação mais completa premiando assim os melhores.
O prêmio separado de interpretação é um pouco redundante, pois ele é avaliado dentro das notas finais. Ou você dá um prêmio separado para cada quesito, ou não dá nenhum.
Acho bacana dar um premio do público. Um “aplaudômetro” ao final das apresentações resolve isso.
Já para o prêmio revelação, se deve estabelecer bem o que se enquadra em revelação. É a primeira vez do músico no festival? Se for, se o Chico Buarque se inscrever ele pode levar essa? Se o festival visa incentivar a música anapolina, esta concorrência devia se restringir aos músicos da cidade.

Transparência
Em toda concorrência em que o resultado final passe pelo fator subjetivo de jurados sempre haverá aqueles que irão discordar. Não vejo como resolver este problema, apenas atenuá-lo. É sim necessário que as notas de todos os jurados sejam divulgada, de preferência na internet. Para ajudar o artista a se desenvolver você tem que apontar quais foram as falhas deles, isto também é função dos jurados/festival. Sem contar que caso haja algum jurado mal intencionado dentro do corpo, este ficará mais receoso por saber que todos conhecerão o que ele fez. Cobrar um jurado pela nota que ele deu a um artista é saudável. O jurado pensará mais antes de proferir aquela nota e assim fará uma avaliação melhor.

E ai, alguém tem mais alguma sugestão?

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